quarta-feira, 16 de julho de 2014

Especial 19oCOLE - Mesa Redonda sobre Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência (PIBID)

Fruto de um trabalho articulado entre a comissão organizadora do 19o COLE e da coordenação institucional do PIBID/Unicamp, no dia 22/07/14 das 16h30min às 18h no Auditório da Biblioteca Central da Unicamp acontecerá a mesa redonda.

Pontes e passagens: diálogos entre estágio interdisciplinar, residência pedagógica e iniciação à docência


Tendo em vista o desenvolvimento de diferentes propostas de interlocução entre a universidade e a escola básica no contexto dos cursos de formação de professores, pretendemos discutir três experiências realizadas em universidades públicas brasileiras: estágios interdisciplinares, residência pedagógica e iniciação à docência (PIBID). Buscaremos construir pontes e passagens interpretativas, apresentando aspectos relativos à proposta construída por essas instituições, com o objetivo de constituir um diálogo de partilha que destaca as singularidades, limites e possibilidades de cada uma das experiências formativas em análise.

Estágios interdisciplinares na formação de professores: construindo pontes
Eliana Ayoub (Unicamp)
Nos últimos anos, a Faculdade de Educação da Unicamp passou a compor suas turmas de estágio supervisionado com estudantes de diferentes cursos de formação de professores da universidade. Anteriormente, as disciplinas de estágio eram organizadas por área de conhecimento, sendo formadas por graduandos de um único curso. Essa nova configuração das turmas vem desencadeando uma série de propostas interdisciplinares no contexto dos estágios, algumas das quais serão compartilhadas. Nesse percurso, temos buscado romper com um modo disciplinar de produção do conhecimento. Da educação infantil ao ensino médio, percorremos um caminho com alguns obstáculos - preconceitos e intransigências, cujas conquistas vão sendo tecidas por meio de um constante processo de diálogo entre os sujeitos e seus diversos saberes. Tais propostas constituem-se como um grande desafio que é enfrentado a cada semestre, com cada turma, em cada campo de estágio, construindo pontes para pensarmos a interdisciplinaridade tanto na universidade como na escola.

Residência pedagógica: a produção de posts sobre práticas de leitura na educação infantil
Clecio dos Santos Bunzen Júnior (Unifesp)

Com base nos estudos enunciativos e discursivos do Círculo de Bakhtin e de estudos sobre a Blogosfera (MILLER, 2009, KOMESU, 2004), o presente trabalho tematiza o processo de produção multissemiótica de posts para composição coletiva de em um Weblog no âmbito da formação inicial de professores. Nesta direção, discutirei as condições específicas e as finalidades do surgimento do Weblog no contexto da disciplina Residência Pedagógica em Educação Infantil, analisando os movimentos discursivos (FRANÇOIS, 1996) nos enunciados verbo-visuais sobre os modos de ler e suas práticas na Educação Infantil. Ao vivenciar, durante aproximadamente um mês, os eventos, práticas e ações pedagógicas em uma turma de creche em uma escola pública do município de Guarulhos, os posts no Weblog coletivo e fechado revelam suas apreciações valorativas sobre o trabalho docente e as crianças, assim com indiciam vozes sociais específicas. Os títulos, as imagens, os links e os textos principais que compõem cada um dos posts têm nos permitido conhecer diferentes formas de apropriação e de possibilidades de contra-palavra em diferentes graus de assimilação do discurso de outrem. Por outro lado, constitui-se um desafio para a formação inicial dos professores pensar na prática de escrita colaborativa e coletiva no ambiente virtual do Weblog em que os estagiários contam/narram suas histórias em um fórum mediado por comentários e possibilidades hipermidiáticas, aproximando-se em certa medida dos blogueiros que enunciam suas opiniões diariamente e, ao mesmo tempo, distanciando-se da construção de uma audiência distante e invisível.

Veredas da formação de professores na Unesp: as contribuições do Núcleo de Ensino e Pibid
Sueli Guadelupe de Lima Mendonça (Unesp - Campus Marília)

O objetivo de nossa participação será apresentar uma análise da trajetória de duas experiências importantes da Unesp que entrecruzam a formação dos professores: Núcleos de Ensino e Pibid. Os Núcleos de Ensino compõem um programa da universidade desde 1987, que busca uma relação de parceria com a escola pública da educação básica, visando um trabalho conjunto frente às diferentes demandas da escola, envolvendo graduandos, docentes da universidade e da escola pública. Trata-se de programa com significativo investimento da Unesp, que tem contribuído à melhoria de formação de seus alunos, em especial, da licenciatura, além de fornecer base objetiva para o desenvolvimento da pesquisas e do ensino na universidade. Os resultados, ao longo do tempo, são altamente positivos, marcados essencialmente pela qualidade especial da formação dos sujeitos, advinda da participação nos projetos dos Núcleos de Ensino. O Pibid veio a reforçar esse programa pioneiro, com sua envergadura e ousadia, tanto na expansão, como em condições de trabalho e concepção. Esses dois programas se somam ao desafio da formação de professores, mexem com as licenciaturas, com o cotidiano da universidade e de seus sujeitos e se apresentam como possibilidades concretas de uma nova política de formação de professores.