quinta-feira, 17 de julho de 2014

Especial 19oCOLE - Mesa Especial discutirá Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Em trabalho conjunto com a coordenação geral do PACTO Nacional pela Alfabetização na Idade Certa da Unicamp, a organização do 19o Cole trouxe para a programação do evento três mesas redondas.
A primeira delas acontecerá no dia 22/07 das 16h30min às 18h no Auditório do Instituto de Estudos da Linguagem.

Uma proposta de integração entre língua portuguesa e matemática na alfabetização: o desafio da Unicamp no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

A partir da problematização dos supervisores de Língua Portuguesa e de Matemática do PNAIC/UNICAMP, somado à reflexão e experiência de uma formadora que trabalhou no programa durante o ano de 2013, pretendemos nesta mesa redonda discutir o processo de construção e de efetivação de uma proposta interdisciplinar para o Pacto no âmbito da Unicamp.

A formação continuada PNAIC-Unicamp 2014: propostas e perspectivas de um trabalho integrado entre Língua Portuguesa e Matemática

Lígia Paoletti – Supervisora de Língua Portuguesa - PNAIC – UNICAMP
Esta comunicação tem por objetivo discutir o processo de formação continuada PNAIC-Unicamp 2014, em particular, a vivência e elaboração do trabalho integrado entre Língua Portuguesa e Matemática, levando em consideração todos os níveis de organização de trabalho na instituição de ensino superior. Isto é, tomar para foco a relação entre coordenadores, supervisores, formadores e orientadores de estudo com o intuito de experienciar e refletir a prática docente no cotidiano da escola. Partindo do pressuposto que a proposta da alfabetização Matemática, na perspectiva do letramento, segue uma postura de consonância com todo o material e propostas da formação em Língua Portuguesa de 2013, coube ao grupo de coordenadores, supervisores e formadores estabelecer, a partir do material fornecido pelo Programa 2014 e demandas de aprofundamento de estudo e de continuidade em Língua Portuguesa apontadas em 2013, o diálogo entre as áreas de conhecimento acima referidas. Considerando o fato de que a proposta de formação desse Programa é focada na prática reflexiva do professor, de modo que as singularidades do trabalho pedagógico e as práticas coletivas sejam discutidas e articuladas a partir de referenciais teóricos que subsidiam a organização do trabalho em sala de aula, uma prática integradora e interdisciplinar, delineando a intencionalidade pedagógica, tem sido um dos desafios apresentados à equipe. Por fim, apresentaremos também o resultado do primeiro encontro de formação que ocorrerá em maio deste ano.

Percepções do ponto de vista de formadores de Matemática em relação à integração com a Língua Portuguesa no PNAIC
Miriam Sampieri Santinho- Supervisora de Matemática – PNAIC – UNICAMP

Vamos relatar os desafios, algumas dificuldades e escolhas feitas para efetivar a integração proposta entre Língua Portuguesa e Matemática durante as atividades de formação dos formadores para o PNAIC e as primeiras formações dos Orientadores de Estudos. Desenvolvemos algumas formações com temas específicos de Matemática e algumas atividades com as duplas compostas por um formador de Língua Portuguesa e um de Matemática. Finalmente vamos mostrar algumas diferenças marcantes com formações anteriores e mais disciplinares de Matemática com essa formação integradora. 

Desafios à integração Matemática – Língua Portuguesa no trabalho de formação continuada no PNAIC- UNICAMP tendo em vista a proposta desenvolvida durante o ano de 2013.
Heloísa Helena Dias Martins Proença – Formadora de Língua Portuguesa – PNAIC/UNICAMP

Tendo como base a experiência vivida na formação de Orientadores de Estudo no contexto do PNAIC/UNICAMP, tomaremos como escopo os desafios que se perfilam para a elaboração e implementação de uma proposta integradora junto aos professores alfabetizadores para o desenvolvimento da alfabetização nos campos de conhecimento Matemática e Língua Portuguesa. Assumindo como referência algumas situações ocorridas nos encontros formativos de 2013 e, procurando articular com as perspectivas colocadas para o trabalho de 2014, trataremos das inquietações surgidas e dos planejamentos pensados para que nossa atuação possa enfrentar tais desafios.