domingo, 20 de julho de 2014

Especial 19o COLE - Sessão Especial Perspectivas da Leitura no Brasil - 23/07


Sessão Especial
Perspectivas da Leitura no Brasil
Dia 23/07/2014

Moderadores:
Alda Regina Tognini Romaguera - Associação de Leitura do Brasil/ Universidade de Sorocaba
Ubirajara Alencar Rodrigues - Associação de Leitura do Brasil/FE Unicamp
Antonio Carlos Rodrigues de Amorim
Associação de Leitura do Brasil/FE Unicamp
Horário: 13h45min às 15h
Local: Salão Nobre da Faculdade de Educação da Unicamp

Tema: Leitura e Escrita de Qualidade para Todos
Christine Castilho Fontelles - Diretora de Educação e Cultura - Instituto Ecofuturo
No dia 30 de outubro pesquisadores, escritores, educadores, representantes do governo e de organizações não-governamentais reuniram-se na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília, para refletir sobre prioridades e estratégias que contribuam para a uma causa comum: que se leia, escreva e argumente com gosto e competência, tendo como ponto de partida um arcabouço analítico dos fatores determinantes da leitura que trazia as dimensões previstas no Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL).
A iniciativa para a realização desta oficina, intitulada “Leitura e Escrita de Qualidade para Todos”,
aconteceu no âmbito da cooperação técnica entre o Instituto Ecofuturo, organização social fundada em 1999, e a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), que ofereceu apoio técnico para sua realização, sob a coordenação do pesquisador Ricardo Paes de Barros.
Para subsidiar o debate foi elaborado o compêndio estatístico “Leituras em números”, que contém a compilação dos principais dados disponíveis em pesquisas nacionais e internacionais sobre o hábito de leitura do brasileiro. A dinâmica do encontro envolveu a distribuição dos participantes em seis grupos de trabalho para debater temas específicos e por meio de processo dinâmico e gerador de diálogos colaborativos foi possível compartilhar conhecimentos e experiências e promover reflexões sobre formas de ação conjunta em prol da educação para a leitura no Brasil.
O resultado está organizado em extenso relatório e pretende-se gerar um texto de consenso sobre estratégias e prioridades que apontem alianças para ações articuladas.