quarta-feira, 6 de março de 2013

III Colóquio Vertentes do Fantástico na Literatura

Estão abertas até 18 de março as inscrições de comunicações para um dos simpósios aprovados para o III Colóquio Vertentes do Fantástico na Literatura, em maio de 2013 na Unesp de Assis. Convidamos a todos a submeterem resumos de comunicações para nosso simpósio:
O FANTÁSTICO DE EXPRESSÃO FRANCESA: MANIFESTAÇÕES INTRA, INTER E EXTRATEXTO
Maria Cláudia Rodrigues Alves (UNESP/IBILCE);
Glória Carneiro do Amaral (UPM/USP);
Renata Philippov (UNIFESP).
E-Mail para envio de resumos: maria.claudiarodrigues@hotmail.com
RESUMO: Animais e entidades fantásticos, demônios, aparições, há muito povoam a fantasia humana. Do Egito à Grécia Antigas, de Roma à mentalidade europeia medieval, criaturas insólitas sempre habitaram a literatura, as artes, o folclore, mitos e religiões. No entanto, embora a presença de tais entidades possa ser traçada enquanto fontes possíveis para o fantástico enquanto tradição literária, é para o gótico europeu do final do século XVIII que se deve voltar o olhar, com O Castelo de Otranto e Frankenstein, por exemplo, para se estudar o fantástico enquanto gênero literário. Ao ser abraçado pela literatura europeia, num primeiro momento, para depois cruzar o Atlântico, o gênero atravessa o século XIX e adentra o XX e XXI, de forma cada vez mais híbrida, tecendo diálogos intertextuais, intermidiáticos e interartes. Assim, dada a pluralidade de perspectivas e tendências dentro do gênero fantástico, justifica-se a presente proposta de simpósio, com um recorte preciso: “O Fantástico de expressão francesa: manifestações intra, inter e extratexto”. O simpósio será aberto aos interessados que queiram apresentar trabalhos voltados para manifestações intertextuais, intratextuais e/ou verbo-visuais diversificadas e centradas em textos que se inserem numa perspectiva do fantástico, quer seja em sua definição tradicional, tal como discutida por Vax (1974), Todorov (1975), Malrieu (1992), Furtado (1980) e Ceserani (2004), dentre tantos outros estudiosos, quer em suas novas vertentes e tendências teóricas, que contemplam aspectos contemporâneos. Portanto, serão aceitos trabalhos que dialoguem com o fantástico de expressão francesa - mesmo que centrados em textos de outros idiomas - em suas múltiplas possibilidades.